Bendito é o que vem em nome do Senhor!

E o Deus da Paz te dê bom ânimo, vitória e graça abundante!

Graça, Paz e Fogo Santo!




terça-feira, 15 de janeiro de 2013

EVANGELHO JOANINO Capítulo 16


A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO (16.1-15) - Jesus lhes falou estas palavras a fim de prepará-los para o encontro com o ódio do mundo e a probabilidade do martírio por amor dEle. Agora que Ele volta para o Pai, os onze estão tão prostrados de tristeza, que não podem perguntar-lhe a respeito do propósito da sua saída. Convém-lhes que Ele vá (aqui o original grego expressa o ato de ir-se embora). Se Ele for (o verbo grego agora sugere a meta em mira, o ato de voltar para o Pai), Ele mandará o Consolador (7). 



Porque vou para o Pai (10). Jesus continua, enfatizando a Sua retirada do mundo. Ele tem que ir, porque sua partida lhes trará o beneficio do dom do Consolador, cuja missão no mundo será de tratar dos momentosos assuntos do pecado, da justiça e do juízo (8). Sua operação poderosa condenará e desmascarará o pecado, revelando sua natureza verdadeira em termos de incredulidade (9). Mais ainda, o Consolador vindicará a justiça de Cristo. Esta justiça será vindicada pelo fato de o Pai aceitá-lo. A vitória do Cristo ressurreto é o penhor da derrota final do príncipe deste mundo (11). O juízo resulta inevitavelmente do ato divino em redenção.

Estas verdades foram entendidas imperfeitamente pelos discípulos, por isso, um maior esclarecimento lhes seria dado pelo ensino do próprio Consolador. Ele havia de guiá-los a toda a verdade (13).O Espírito não fala de si mesmo (cf. 5.19; 7.17 e segs.). Ele proclama e interpreta a significação de atos e acontecimentos que constituem a revelação final aos homens. Dá testemunho também ao cumprimento dos seus propósitos futuros. Glorificará o Filho, anunciando a Sua obra (14-15).

 ALEGRIA APÓS TRISTEZA (16.16-24) - Jesus agora faz referência à tristeza dos discípulos, que lamentam a perspectiva da Sua partida (16). Será retirada Sua presença física, porém Sua presença espiritual seria realizada nas obras do Espírito, começando com Pentecostes e continuando durante toda a vida da Igreja. Os discípulos pensam que a referência a «um pouco» contradiz Sua declaração concernente Sua ida para o Pai (17-18). Jesus percebe esta confusão de pensamento, sem procurar corrigi-la. Responde em termos positivos que elucidam Seu próprio pensamento. A tristeza aos onze se converterá em alegria (20). Compara se essa tristeza às dores de parto que são passageiras. Depois de nascida a criança o temor é esquecido sendo substituído pela alegria (21). A alegria dos discípulos nasceria do seu sofrimento espiritual Jesus voltará após a Sua morte e ninguém jamais poderia roubar lhes aquela alegria (22).

Naquele dia não se fará mais perguntas como as que agora tanto perturbam os discípulos. Nada me perguntareis... se pedirdes alguma coisa (23). Pedirão em conformidade com a vontade de Deus. Jesus os inspira a pedir naquele sentido e garante-lhes o gozo de serem atendidos.

VITÓRIA APÓS DERROTA (16.25-33) - Até aqui no discurso, Jesus fala em provérbios, encobrindo Seus ensinos em linguagem simbólica, mas agora chega a hora quando lhes fala abertamente. Naquele dia eles orarão a Deus com perfeito conhecimento da Sua vontade, em virtude da sua comunhão com Ele mediante o Espírito, até o ponto de Jesus declarar: não vos digo que rogarei ao Pai por vós (26). A intercessão de Cristo como nosso Advogado não é apresentada aqui como a base das orações dos discípulos. O Pai os ama por causa do seu amor para com o Filho. A união dos discípulos com o Pai é tão íntima, porque creram na missão divina do Filho. A consagração absoluta e amor para com Cristo, tornam-se o complemento da intercessão do Filho perante o Pai. Os discípulos expressam fé nEle (29-31) porém é inadequada a base da sua fé. Vê-se a compreensão imatura deles no verso 30. Jesus põe em dúvida os protestos de fidelidade dos seus discípulos, vaticinando sua deserção (32). Jesus confia na vontade do Seu Pai, o Qual está sempre com Ele. Mais ainda, revela que o alicerce João (Novo Comentário da Bíblia) 79

da fé deve ser posto na Sua vitória sobre as forças das trevas. Portanto, anima-os dizendo, tende bom ânimo, eu venci o mundo (33).

Bibliografia: 

Bíblia de estudo digital Glow Pentecostal Dicionário Bíblico VINE 
barukrababeshenadonai.blogspot.com/

Novo Comentário Bíblico 

Nenhum comentário: