Bendito é o que vem em nome do Senhor!

E o Deus da Paz te dê bom ânimo, vitória e graça abundante!

Graça, Paz e Fogo Santo!




sábado, 22 de dezembro de 2012

EVANGELHO JOANINO CAPÍTULOS 10 e 11


A PORTA DAS OVELHAS 10:1-21
A primeira porta a ser restaurada no templo em Israel, destruído por Nabucodonosor, foi a porta das ovelhas (Neemias 3.1). Isto nos mostra claramente que tudo é para Cristo e tudo começa por Cristo; mas também há uma referência nesta porta, pois ela é a das ovelhas, e isto, se refere primeiramente a Ele como o Cordeiro de Deus e também a nós cristãos como ovelhas.
Outra característica desta porta é que a Palavra de Deus não menciona que ela tinha ferrolhos e trancas. Em todas as outras é mencionado a restauração dos ferrolhos e das trancas das portas, mas a porta das ovelhas não. João 10.9.
Também no verso 9 do capítulo 10 nos fala de pastagens, as pastagens são o que mantem as ovelhas, o alimento cotidiano, nossas necessidades. Além do mais onde há pastagem também há água para os sedentos. Através dessa porta que é JESUS, todas as ovelhas tem o que precisam.
            O versículo 10 confirma o que quer dizer o verso 9, quando mostra a contradição entre o pastor e o mercenário, entre o pastor e o ladrão.
A FESTA DA DEDICAÇÃO 10:22-41
            Jo 10.22. Festa anual dos judeus, começava no dia 5 de chisleu (dezembro) e durava oito dias, em comemoração da purificação do Templo, três anos depois de profanado por Antíoco Epifanes.
CHANUKAH [Do hb. inauguração, consagração] Festividade que relembra o triunfo dos judeus sobre os gregos selêucidas comandados por Antíoco Epífanes em 165 a.C. Com esta vitória, os exércitos de Judas Macabeu expulsaram de Jerusalém os pagãos que, intentando transformar a Cidade Santa numa metrópole grega, oprimiram os judeus, torturaram e mataram os sacerdotes do Senhor e conspurcaramlhe o Santo Templo.  Em decorrência de seu triunfo, os judeus  não somente destruíram a tentativa de se helenizar a Judéia como também purificaram a Casa de Deus, restabelecendo plenamente o culto a Jeová.
João 10:25 e 32 – Temos que ressaltar algo importante que aconteceu também na festa da dedicação que através destes dois versículos podemos notar o seguinte:
·         Mais uma vez Jesus confronta os judeus com a sua própria lei
·         Jesus afirma ter moral para pregar e confrontar (tem peso) Como anda seu testemunho?
·         Isso é previamente confirmado pelo povo no versículo 21. (leia e medite)
·         Seu testemunho poderá ser sempre usado ao seu favor.

CAPÍTULO 11 – A ressurreição de Lázaro o amado de Jesus
            O nome Lázaro era muito comum na época de Jesus, era a forma grega de Eleazar.  Deus ajudou.
            Neste capítulo nós podemos notar que  Jesus está no controle da situação o tempo todo, e mesmo amando toda a família (5) não impediu que o nome de Deus fosse glorificado para atender de pronto as necessidades urgentes do ser humano.
            A ressurreição e a vida: Aqui nós temos outra afirmação polêmica de Cristo sobre si mesmo: EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA!
Vida - [Do gr. bios; do lat. vita] Existência. Atividade de toda substância biologicamente organizada. Nas Sagradas Escrituras, a vida está intimamente relacionada ao Todo-Poderoso que, ao criar o Universo, transmitiu-nos movimento e harmonia. No grego, há duas palavras usadas para significar a vida. A primeira é bios: é a vida comum, não somente aos seres humanos, mas a todos os animais. A segunda, zoeh: é a vida que o pecador recebe ao nascer de novo; é a vida sobrenatural que procede do próprio Deus. Ressurreição [Do lat.  resurrectio ]. Volta miraculosa à vida. Nas Sagradas Escrituras, a ressurreição pode ser encarada de duas manei- ras distintas. No primeiro caso, a ressurreição funciona como um milagre, cujo objetivo é glorificar o nome de Deus e levar os pecadores ao arrependimento (Jo 11.45). No segundo, a ressurreição é geral e marcará o início do processo que culminará na retribuição eterna (Ap 20.11-15).
A loucura e a Profecia de Caifás – 11:46-57
         Você pode perceber claramente entre os versículos 46 ao 51 que a loucura, o ódio, a inveja já haviam dominado os judeus de alta patente como o sumo-sacerdote do ano Caifás. Agora, se você já teve o prazer de ler todos os capítulos até aqui, analise a alteração de humor dos fariseus desde o início do ministério de Jesus até o capítulo 11.

Bibliografia:
Bíblia de Estudo palavras chave / Bíblia digital Glow Pentecostal.

Nenhum comentário: