Bendito é o que vem em nome do Senhor!

E o Deus da Paz te dê bom ânimo, vitória e graça abundante!

Graça, Paz e Fogo Santo!




quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

EVANGELHO JOANINO Capítulos 12 e 13


CAPÍTULO 12: 1-11 Jesus é ungido em Betânia;
Nestes versículos temos uma passagem importante que nos fala de 3 coisas:
Em 1º lugar de adoração, quando Maria, uma das irmãs de Lázaro (o que Jesus Ressuscitou) está prostrada aos seus derramando um frasco de perfume e enxugando os pés do mestre com seus cabelos, isso deve nos levar a analisar a postura de Maria no seu relacionamento com Jesus.
Em 2º Lugar de Liberalidade (oferta) Quando percebemos o preço do perfume derramado, era um frasco de 1 litra (1/3 de litro) que custava, segundo Judas Iscariótes, 300 denários. 1 Denário é equivalente a 1 dia de trabalho braçal que nos dias de hoje custa cerca de R$ 30,00 multiplicando por 300 dará R$ 9.000,00 o que representa mais do que um trabalhador ganha durante 1 ano de trabalho. E tudo isso só pra jogar aos pés de Jesus e adorá-lo.
Em 3º A Atitude de Judas é peculiar, a palavra de Deus revela-nos que havia um tesoureiro, e se havia um tesoureiro, haviam ofertas levantadas no ministério do Messias, bem como ladrões de oferta e pessoas avarentas. Seja como Maria e não como Judas, dê o seu melhor à obra de Deus como se estivesse deixando aos pés de Jesus. Lembre-se que a boa intenção de Judas era pra depois roubar para si o que pertence ao SENHOR.

VERSÍCULO 24 – UMA DAS LEIS DA SEMEADURA - Você precisa entregar sua semente e não considerar mais o seu valor, esta é a segunda lei. Quando semeamos ou plantamos não precisamos mais considerar o valor da semente. Se o grão de trigo cair na terra e não morrer, fica ele só. Precisamos  plantar e perder o domínio sobre a semente. Morrer é exatamente isso, perder o valor, é aparentemente não ter mais valor. Mas quando a semente morre, o nosso eu, o nosso autovalor, produz muitos frutos. Segundo a Bíblia de Estudo Genebra “o grão de trigo é uma parábola sobre a obra de Jesus: mediante a sua morte as portas da salvação seriam abertas, não apenas para os judeus, mas também para as pessoas de todas as nações.” Jesus é esta semente que morreu para nos salvar e ressuscitou como primogênito, fazendo de nós herdeiros de Deus, o Pai.

CAPÍTULO 13: 1-17 – Jesus lava os pés dos discípulos;
Ato com que o Senhor Jesus deu início a instituição da Santa Ceia (Jo 13.14). Quis Ele, dessa forma, ensinar aos discípulos que, no âmbito do Reino de Deus, o mais importante não é ser servido, mas humilde e amorosamente servir. Além do valor litúrgico, o lava-pés tinha o seu aspecto prático. Na quente e empoeirada Terra Santa, lavar os pés aos visitantes constituía não somente uma amorosa cortesia, como também alívio ao exausto viajor.
O lava-pés poderia ser feito:
1.   Pelo dono da casa;
2.   Algum criado.
Se fosse pelo dono da casa, sentia-se o visitante duplamente honrado, esta atitude não é muito difundida por pastores e pregadores mas estava em uso na época de Cristo também. Quão distinguidos não devem ter se sentido os discípulos? Apesar de a cerimônia ter um caráter local e temporal, sua lição perdura. O que você aprende com isso? Você tem lavado os pés dos seus irmãos?

Bibliografia: Bíblia digital Glow / Bíblia de estudos Batalha espiritual e vitória financeira

Nenhum comentário: