Bendito é o que vem em nome do Senhor!

E o Deus da Paz te dê bom ânimo, vitória e graça abundante!

Graça, Paz e Fogo Santo!




quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Evangelho Joanino - Capítulo 5


A cura do paralítico de Betesda
(1)      Não se sabe ao certo que festa é essa, Havia três festas judaicas que eram festas para guardar. Todo homem judeu adulto que vivesse a trinta quilômetros de Jerusalém tinha a obrigação legal de assistir a elas. Eram três festas: Páscoa, Pentecostes e a Festa dos Tabernáculos. Se supusermos que o capítulo 6 deve ir antes do 5, podemos considerar que esta festa é Pentecostes, porque os eventos. O Pentecostes era conhecido, também, como a festa das semanas (Ex 23.26; 24.23; Dt 16.16). De igual modo, era chamado de a festa das primícias ou da colheita.
(2)      Betesda significa “casa da misericórdia” (Hebraico e Aramaico) [Do lat.  miser,  miséria +  cordis , coração] Indulgência, graça. Compaixão suscitada pela miséria do próximo. Literalmente, a palavra misericórdia significa voltar o coração à miséria alheia.
(3)      Cegos, mancos e paralíticos podem ser classes de pessoas distintas de forma espiritual. Mas o autor escreveu na intenção de revelar para explicar melhor o verso (7).
(4)      Este versículo trata de uma superstição da época a ser desbancada por Jesus através da cura desse homem paralítico.
(5)      Agora podemos notar que o homem não era um paralítico de nascença, mas era levado ali constantemente a fim de aproveitar o movimento das águas.
(6)      Quando o viu – Há muita expressão no início desse verso, pois podemos entender que só com o olhar pode perceber tudo o que se passava no coração daquele homem. E movido de misericórdia, ofereceu a cura para o homem. A pergunta de Jesus foi: Queres ser curado?
(7)      A resposta do homem, foi uma justificativa de por que se encontrava ali num estado de derrota e não percebeu que Jesus estava oferecendo algo poderoso a ele.
(8)      Neste momento Cristo dá uma ordem ao enfermo e ele imediatamente andou. Ele não disse que não podia, não disse que estava enfermo, agora ele estava entendendo que o Rabi estava ofertando a cura.
(9)     Do versículo 9 ao 15 é só discursão dos fariseus mais preocupados com a lei, com o formato do que com a vitória do homem que fora curado. Temos que ter atenção a isso. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Romanos 12:15

A perseguição iniciada

(16)  No verso 16 é a primeira citação de hostilidades e perseguições contra Jesus.
(17)  “Tão íntima é a relação entre Pai e Filho que o próprio Filho de Deus nada pode fazer de si mesmo» (Bernard). «A vontade e operação dEles são uma” (Clarendon Bible). Resulta desta relação uma identidade e harmonia entre a vontade do Pai e a do Filho. A missão de Jesus se baseia na autoridade do amor do Pai ao Filho, e desse amor emanam Suas obras, e emanarão maiores obras do que estas.
(30)  QUATRO TESTEMUNHAS DA DIVINDADE DE JESUS (5.30-47)
·         Outro é o que testifica a meu respeito (32); este Outro é Deus.
·         “Uma lâmpada que ardia e alumiava” (35);João lhe deu testemunho.
·         Eu tenho maior testemunho (36); As obras.
·         Examinais as Escrituras (39); A palavra é fiel testemunha de Cristo.

(46)  Onde está escrito que Moisés falou de Cristo Jesus? Dos versículos 30 até o 47 o Mestre sustenta sua afirmação. Os fariseus, que se importam tanto com o cumprimento da lei e com isso eliminam a graça. (Gálatas 5:4). Jesus vai dizer que o próprio Moisés os acusará.

Resposta: E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15

O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos. Gênesis 49:10

O SENHOR teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;
Conforme a tudo o que pediste ao SENHOR teu Deus em Horebe, no dia da assembléia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do SENHOR teu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra.
Então o SENHOR me disse: Falaram bem naquilo que disseram.
Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. 
Deuteronômio 18:15-18


Bibliografia:
Bíblia de Aplicação pessoal;
Bíblia digital Glow pentecostal;
Bíblia de Estudo Batalha espiritual e Vitória financeira;
Novo Comentário Bíblico

Nenhum comentário: