A incredulidade dos irmãos de JESUS
Galileia
hb. Circuito : Uma província que compreendia
toda a parte do norte da Palestina, repartida pelas tribos de Issacar, Zebulom,
Aser e Naftali.
Judéia
- O nome quer dizer terra dos judeus. Das três divisões da Palestina ocidental, no
tempo de Jesus Cristo, aquela mais para o sul chamava-se a Judéia.
Festa
dos Tabernáculos - A última das três
grandes festas anuais, a que todos de sexo masculino tinham de comparecer, Dt
16.16. Deu-se-lhe o nome da festa dos tabernáculos porque o povo,
durante os sete dias da festa, habitava em tendas de ramos, em memória da sua
peregrinação no deserto, Lv 23.42,43. Adquiriu, também, o nome da festa da colheita, realizando-se depois da
colheita de trigo e de se recolherem os frutos, Lv 23.34-43; Ne 8.16; Mt
21.8; Jo 7.2,14,37,38. Era uma grande festa, de ações de graças a Deus, pela
colheita do ano. Esta festa durava 7 dias.
7:1-9 – Devemos destacar que se repete
aqui uma situação semelhante ao capítulo 2 e verso 4 de João quando Maria tenta
forçar Jesus a agir na hora dela. Mas tanto em uma passagem quanto na outra, o
“Rabi” só age de acordo com a AGENDA DEFINIDA PELO PAI.
Jesus ensina no templo
7:10-30 – Jesus vai em oculto a para
Jerusalém, cumprindo a agende proposta por Deus. Os líderes judeus queriam
matar Jesus mas, permitiram que ele ensinasse no templo durante a festa e nada
fizeram.
Neste
momento Jesus confronta os seguidores da lei. Algumas pessoas questionam a
liderança quando “ao seu ver” usam os púlpitos para agredir com a bíblia as
“pobres” ovelhas desavisadas. A verdade é que Jesus Cristo precisava confrontar
as pessoas com suas próprias falhas. Foi isso que ele fez com os principais da
lei e os deixou furioso, mas tamanha era sua autoridade que eles tiveram que
ouvir tudo e não fizeram nada.
Verso 19 e 20 – A multidão se perturba
com as palavras, pois as palavras de Jesus tem um endereço certo.
Líderes
religiosos tentam prender Jesus
No último dia da festa Jesus se põe em
pé no templo e faz uma declaração bombástica. Versos 37 e 38. Afirmação que
pode ter sido retirada de Êx 17:1-7. Isso provocou um reboliço enorme entre
todas as classes. O povo, os fariseus e os saduceus. Agora a coisa esquenta e o
conhecimento dos “detentores” da lei é posto à prova. O povo acredita e afirma
que Jesus é diferente, profeta ou messias. Já a classe alta que se odiava,
agora tem um motivo em comum, por conta da peneira de sentimentos imposta por
Jesus. Jesus tem o poder de extrair nosso “eu interior”. Assim como a palavra Hebreus
4:12.
As
palavras de Jesus dividiram a multidão em 4 grupos, a saber: (43)
·
Os
que diziam que ele era profeta e pensavam que ele estava preparando o caminho
para o Messias (7:40 e Dt 18:15);
·
Os
que diziam que ele era o Messias esperado (7:41 e 7:31);
·
Os
que diziam que ele não poderia ser o Cristo, pois viera de Nazaré e não de Belém
(7:41-42) Esse grupo não conhecia a história do seu nascimento;
·
Os
que diziam que ele era um homem mau (7:44);
Verso 52 - Outra falha grave dos Judeus foi a
seguinte: Da galileia não se levanta profeta. Vejamos Jonas por exemplo: . Jonas, o profeta, Jn 1.1. Filho de Amitai, Jn 1.1. Nasce
em Gate-Hefer, que distava de Nazaré três quilômetros.(2Reis 14:25) Logo eu posso dizer que Jonas é da região da
Galiléia!
Os
Fariseus erraram mais uma vez!
Bibliografia:
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal / Bíblia Digital Glow -
Pentecostal / Comentário Bíblico Africano / Comentário Bíblico de Willian Barkley.
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