A
cura do paralítico de Betesda
(1) Não se sabe ao
certo que festa é essa, Havia três festas judaicas que eram festas para
guardar. Todo homem judeu adulto que vivesse a trinta quilômetros de Jerusalém
tinha a obrigação legal de assistir a elas. Eram três festas: Páscoa,
Pentecostes e a Festa dos Tabernáculos. Se supusermos que o capítulo 6 deve ir
antes do 5, podemos considerar que esta festa é Pentecostes, porque os eventos.
O
Pentecostes era conhecido, também, como a festa das semanas (Ex 23.26; 24.23;
Dt 16.16). De igual modo, era chamado de a festa das primícias ou da colheita.
(2)
Betesda significa “casa da misericórdia” (Hebraico e
Aramaico) [Do lat. miser, miséria +
cordis , coração] Indulgência, graça. Compaixão suscitada pela miséria
do próximo. Literalmente, a palavra misericórdia significa voltar o coração à
miséria alheia.
(3) Cegos, mancos e
paralíticos podem ser classes de pessoas distintas de forma espiritual. Mas o
autor escreveu na intenção de revelar para explicar melhor o verso (7).
(4) Este versículo
trata de uma superstição da época a ser desbancada por Jesus através da cura
desse homem paralítico.
(5) Agora podemos notar
que o homem não era um paralítico de nascença, mas era levado ali
constantemente a fim de aproveitar o movimento das águas.
(6) Quando o viu – Há
muita expressão no início desse verso, pois podemos entender que só com o olhar
pode perceber tudo o que se passava no coração daquele homem. E movido de
misericórdia, ofereceu a cura para o homem. A pergunta de Jesus foi: Queres ser
curado?
(7) A resposta do
homem, foi uma justificativa de por que se encontrava ali num estado de derrota
e não percebeu que Jesus estava oferecendo algo poderoso a ele.
(8) Neste momento
Cristo dá uma ordem ao enfermo e ele imediatamente andou. Ele não disse que não
podia, não disse que estava enfermo, agora ele estava entendendo que o Rabi
estava ofertando a cura.
(9)
Do versículo 9 ao 15 é só discursão dos fariseus mais
preocupados com a lei, com o formato do que com a vitória do homem que fora
curado. Temos que ter atenção a isso.
Alegrai-vos com
os que se alegram; e chorai com os que choram; Romanos 12:15
A perseguição iniciada
(16)
No
verso 16 é a primeira citação de hostilidades e perseguições contra Jesus.
(17)
“Tão íntima é a
relação entre Pai e Filho que o próprio Filho de Deus nada pode fazer de si
mesmo» (Bernard). «A vontade e operação dEles são uma” (Clarendon Bible).
Resulta desta relação uma identidade e harmonia entre a vontade do Pai e a do
Filho. A missão de Jesus se baseia na autoridade do amor do Pai ao Filho, e
desse amor emanam Suas obras, e emanarão maiores obras do que estas.
(30)
QUATRO
TESTEMUNHAS DA DIVINDADE DE JESUS (5.30-47)
·
Outro é o que
testifica a meu respeito (32); este
Outro é Deus.
·
“Uma lâmpada que ardia e alumiava” (35);João lhe deu testemunho.
·
Eu tenho maior
testemunho (36); As obras.
·
Examinais as
Escrituras (39); A palavra é fiel
testemunha de Cristo.
(46)
Onde
está escrito que Moisés falou de Cristo Jesus? Dos versículos 30 até o 47 o
Mestre sustenta sua afirmação. Os fariseus, que se importam tanto com o
cumprimento da lei e com isso eliminam a graça. (Gálatas 5:4). Jesus vai dizer
que o próprio Moisés os acusará.
Resposta: E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente
e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15
O cetro não se
arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele
se congregarão os povos. Gênesis 49:10
O SENHOR teu Deus te levantará um
profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;
Conforme a tudo o que pediste ao SENHOR teu Deus em Horebe, no dia da assembléia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do SENHOR teu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra.
Então o SENHOR me disse: Falaram bem naquilo que disseram.
Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
Deuteronômio 18:15-18
Conforme a tudo o que pediste ao SENHOR teu Deus em Horebe, no dia da assembléia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do SENHOR teu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra.
Então o SENHOR me disse: Falaram bem naquilo que disseram.
Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
Deuteronômio 18:15-18
Bibliografia:
Bíblia de Aplicação pessoal;
Bíblia digital Glow pentecostal;
Bíblia de Estudo Batalha espiritual
e Vitória financeira;
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